outubro 17, 2007

novos caminhos

Um novo caminho que se abre.

Para lá do previsível, para lá dos limites já ultrapassados. Para lá do cansaço. Novas fronteiras. Novos objectivos. Como um caderno em branco a cheirar a novo. A inquietação, a curiosidade, a espectativa. A incerteza da primeira palavra que se vai escrever. Talvez seja também uma palavra nova.

outubro 13, 2007

colecção

Pedaços de noites. Algumas, ainda cheiram a melodias. Outras ainda têm o som das gargalhadas. Algumas têm palavras sentidas. Outras sem rótulo, porque nem tudo é bom de recordar. E lá vão ficando encostadas a um canto. Como as fotografias que o tempo envelhece. De vez em quando, ainda chega uma nova. É um sinal de vida.

outubro 12, 2007

e quando...

sais das aulas à noite e vens pela auto-estrada a pensar nas mais diversas coisas da vida, e dás por ti a 180km/hora, com o telemóvel na mão, a ser ultrapassada por um carro da polícia. Seja qual for o tema do pensamento, ganha sempre uma perspectiva negativa.

outubro 11, 2007

atenção

Ontem, por volta das 00.30H, fugiram duas mulheres de um espaço de diversão nocturna na cidade de Torres Vedras. As duas jovens sofrem da doença do riso e levaram consigo duas cobras que roubaram de um espectáculo decorrido no dito bar. Teme-se que as quatro sejam perigosas. Oferece-se recompensa pelas cobras.

outubro 09, 2007

hoje olho para ti e penso:

"o tiro passou-me ao lado"

outubro 07, 2007

tempo de mudança II

O teu sorriso mudou de cor. Agora tem tons de música e as tuas palavras estão cheias de uma calma ondulação, como se falasses ao som do mar. O brilho dos teus olhos renasceu: já não embaciam com a mesma facilidade, não ficam baços quando o teu olhar se perde no horizonte do passado. Até o teu corpo ganhou uma nova vida, e o preto que vestes ganhou reflexos das cores do arco-íris. Estás em tempo de mudança. É bom sentir a nova harmonia que transmites à tua volta.

outubro 06, 2007

novos horizontes: já não chega o necessário

E dizia o Baloo para o Mogli:
eu digo necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais.


Mas hoje, já não me chega o necessário.
Ou talvez o meu conceito de necessidade tenha, simplesmente, evoluido.

outubro 05, 2007

Podes ter uma luta que é só tua
Ou então ir e vir com as marés
Se perderes a direcção da Lua
Olha a sombra que tens colada aos pés
Jorge Palma

outubro 04, 2007

efeito bolota

Gosto de ti assim, com esses tantos defeitos que tens. Temos uma amizade de anos e és, sem sombra de duvida, uma das pessoas mais importantes da minha vida. Sabes disso, nunca te falhei. Sinto-me em casa na tua casa, e sinto-me em família nos jantares da tua família e sinto-me bem, sei que sentes o mesmo comigo. Partilho contigo as horas de estudo e de descontracção. Conversamos sobre o mundo, e apesar de procurar-mos caminhos diferentes, tentamos sempre manter esses caminhos unidos. Foi amizade à primeira vista. Agora, é amizade em estado sólido.
Hoje, como em tantos dias [especialmente quando passo mais de 24H contigo], cheguei a casa a sofrer do efeito bolota. É a tua teimosia, é a tua mania da razão, é o teu mundo cor-de-rosa, é a tua cabeça sempre a criar ilusões, é o quereres-uma-coisa-nova-todos-os-dias, é a tua visão inconstante do futuro, é o facto de demorares 30 minutos a sair de casa porque tens sempre de fazer qualquer coisa à última da hora quando eu estou de mala posta e de porta aberta à tua espera, é o teres sempre de ir a qualquer lado num instantinho quando estamos atrasadíssimas para as aulas. Isso causa em mim efeitos secundários. E, às vezes, chego mesmo a entrar naquela fase de stress e mau-feitio que tu não gostas.
É assim que tu és, e eu conheço-te tão bem. E é assim que eu gosto de ti, mesmo quando fico chateada e tu percebes que fico mas que eu não te quero dizer que estou. Porque eu também tenho os meus defeitos e tu também lidas com eles, e possivelmente, eu também te causo um qualquer efeito pi.

outubro 02, 2007

teoria do caos

A Teoria do Caos constitui um dos mais fascinantes modelos matemáticos existentes e ajuda a explicar muitos comportamentos do universo. A ideia fundamental dos sistemas caóticos é simples de formular. Pequenas alterações nas condições iniciais provocam profundas alterações no resultado final. Ou seja, pequenas causas,grandes efeitos.
A Fórmula de Deus, José Rodrigues dos Santos